linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima
  • UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  • MAIS UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  • MAIS UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  •  
     

Plano de Logística Sustentável - PLS

Plano de Logística Sustentável - PLS


Publicado em 05.02.2016 

As ações voltadas ao atendimento de critérios ambientais e de desenvolvimento social interno, geralmente, foram realizadas de forma pontual e incipiente na UFRR. Não obstante, o momento da elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS) despertou a Instituição e os seus agentes à reflexão para novas atitudes, sobretudo de gestão e cidadania, considerando um planejamento mínimo de ações futuras, lógico e claro para a comunidade universitária e para a sociedade.

Pela primeira vez na história da Universidade, uma ferramenta de gestão com o foco na temática da sustentabilidade é constituída de modo integrado e participativo. O PLS contém sete planos de ação correspondentes aos respectivos temas: material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis, e deslocamento de pessoal.

Cada tema foi discutido em reuniões presenciais de grupo de trabalho, divulgadas e abertas à comunidade universitária. Ademais, durante um período de três semanas, um espaço on line recepcionou as contribuições enviadas pela comunidade interna e também pela sociedade em geral.

 

Conheça o Plano de Logística Sustentável

Download aqui

 

Acompanhe a Execução do Plano

 

 

O Plano de Logística Sustentável da UFRR - PLS deu início a um importante processo de sensibilização da comunidade universitária em relação à sustentabilidade e adoção de boas práticas em todas as áreas da Universidade.

 

O PLS teve sua primeira implementação no período de 2013 a 2015 e será reformulado posteriormente, com base nas conquistas atuais e na experiência adquirida com os obstáculos enfrentados durante a sua execução.

 

Um dos resultados de maior visibilidade do PLS foi a diminuição do consumo de copos descartáveis em menos de um ano após a distribuição de copos e xícaras duráveis aos servidores e colaboradores da UFRR. Com a adoção dessa iniciativa, a redução do uso dos copos descartáveis para café (50 ml) e água (200 ml) foi de aproximadamente 57% e 35%, respectivamente.

 

 

 

Em complementação a essa ação foi aperfeiçoado o monitoramento e controle do consumo de materiais pelas unidades, por meio da implementação sistema informatizado de gestão (SIPAC).

 

Outras ações com resultados positivos para a instituição ocorreram principalmente na área de Infraestrutura e Energia, com a adoção de critérios de sustentabilidade nas construções, projeto-piloto para o emprego de energia alternativa, substituição dos equipamentos antigos por modelos mais eficientes, além da readequação dos projetos elétricos e de distribuição de energia.

 

Em relação às fontes de energia alternativas, destaca-se também o projeto de instalação de postes sustentados por energia solar nos três campis da UFRR, que atualmente conta com 30 unidades em operação.

 

 

 

Já no Plano de Qualidade de Vida os principais resultados estão relacionados à oferta de novas modalidades de atividades físicas aos servidores e colaboradores terceirizados, com ampliação da academia da UFRR.

 


 

 

Das 42 inciativas propostas 59,5% apresentam resultados satisfatórios em sua execução, tendo sido totalmente ou parcialmente implementadas. Apesar destes resultados, houve entraves na execução do PLS, devido principalmente ao seu caráter pioneiro e inovador em todo o Brasil. 

 

No faqs match your search criteria